NOSSAS ESPECIALIDADES

Assistência multidisciplinar e especializada para o conforto e segurança de sua gestação
Pediatria Geral e Especialidades
Pediatria Clínica

A Pediatria é a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente (pelo menos até aos 13 anos), nos seus diversos aspetos, sejam eles preventivos ou curativos.

Os aspectos preventivos envolvem ações como o aleitamento materno, imunizações (vacinas), prevenção de acidentes, além do acompanhamento e orientações necessárias a um crescimento e desenvolvimento saudáveis (puericultura). Já os curativos correspondem aos diversos procedimentos e tratamentos das mais diversas doenças exclusivas ou não da criança e adolescente.

Nossos pediatras têm formação dirigida exclusivamente para os cuidados da criança e do adolescente, oferecendo aos seus pacientes e familiares atendimento humanizado e toda atenção que cada uma das fases da criança exige. Além disso nossa clínica disponibiliza especialidades que se complementam e apoiam à Pediatria, como Psicologia, Fonoaudiologia e dignósticos por imagem.

Para agendar uma consulta com nossos especialistas entre em contato pelo site ou através de nossos telefones. Teremos prazer em atendê-los.

Alergia e Imunologia

Especialidade médica que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento de patologias relacionadas ao sistema imunológico, tais como alergias alimentares, rinite, asma, dermatite atópica, dermatite de contato, urticária, reação adversa a medicamentos, reação a vacinas, reação exacerbada a picada de insetos, imunodeficiências e doenças autoimunes.

O médico alergista e imunologista é treinado e capacitado para: avaliar o paciente alérgico ou com distúrbio do sistema imunológico; indicar e interpretar exames laboratoriais específicos; realizar testes cutâneos alérgicos; prescrever e fornecer imunoterapia específica (“vacina alergênica”) para rinite, conjuntivite alérgica, asma, e alergia a picada de inseto, subcutânea ou sublingual (ácaros da poeira, fungos, epitélios de animais, pólens, insetos); realizar teste de provocação oral e por fim orientar e acompanhar procedimentos de dessensibilização a medicamento ou alimento, como o leite de vaca.

Endocrinologia Pediatrica

Especialidade médica que estuda o sistema endócrino. Cuida, especificamente, de crianças e adolescentes com problemas na atuação dos hormônios, que podem interferir no desenvolvimento e crescimento saudável.

As principais áreas de atuação do especialista são:

✓ Crescimento (baixa ou alta estatura)
✓ Acompanhamento da puberdade normal e das suas disfunções (puberdade precoce/puberdade atrasada)
✓ Obesidade; aumento dos níveis de colesterol; diabetes
✓ Alterações da tireoide
✓ Doenças ósseas
✓ Hipoglicemias
✓ Alterações nas glândulas adrenais

Gastroenterologia Pediátrica

A Gastropediatria é a área de atuação na Pediatria em que o profissional está apto a realizar o diagnóstico e tratamento de doenças gastrointestinais das crianças e adolescentes. Diversas patologias como a doença do refluxo gastroesofágico, alergias alimentares, dores abdominais, diarreia crônica, intolerância a carboidratos (frutose, lactose), constipação intestinal crônica, doença celíaca (intolerância ao glúten), doenças inflamatórias intestinais, transtornos alimentares e baixo ganho de peso devem ser avaliadas e conduzidas por este tipo de especialista.
Existem ainda os procedimentos diagnósticos pertinentes a esta área, incluindo a pHmetria esofágica de 24 horas (investigação de doença do refluxo gastroesofágico), manometria esofágica e anorretal (avaliação da motilidade digestiva) e a endoscopia digestiva alta /colonoscopia, que devem ser solicitados pelo gastropediatra e realizados por profissional capacitado.

Hepatologia Pediátrica

A Hepatologia Pediátrica é a especialidade que investiga e trata as doenças do fígado da infância e adolescência. Essas doenças podem ter origem genética, infecciosa, autoimune, neoplásica ou estarem relacionadas ao uso de chás, medicamentos e até mesmo à obesidade, como no caso da esteatose hepática (infiltração gordurosa do fígado). Todas essas etiologias merecem atenção especial, pois o diagnóstico e o tratamento precoce das doenças hepáticas impedem o surgimento da complicação mais temida: a cirrose, que apesar de ser muito mais comum em adultos, pode ocorrer também na infância. Para os pacientes que já são encaminhados nesse estágio avançado, também é competência da Hepatologia Pediátrica conduzir estes casos de maneira adequada para minimizar as complicações da doença e melhorar a qualidade de vida.

Neuropediatria

A Neuropediatria é o ramo da neurologia que se dedica ao estudo das doenças do desenvolvimento e maturação do sistema nervoso. Devido às características especiais do desenvolvimento infantil, a neuropediatria possui importância no controle de doenças com comprometimento neurológico.

Algumas doenças neurológicas são comuns na infância e na adolescência: meningites, encefalites, epilepsias, doenças do sono (sonambulismo por exemplo), doenças musculares e dores de cabeça, dentre outras.

O acompanhamento do neuropediatra, associado ao do pediatra do paciente, melhora a resposta ao tratamento e ameniza a evolução dessas doenças, reduzindo repercussão na fase adulta.

Pneumologia Pediátrica

A Pneumologia Pediátrica é a subespecialidade da pediatria que cuida do diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças respiratórias e de outras doenças que, de alguma forma, afetam o trato respiratório.

As doenças respiratórias são bastante prevalentes entre as crianças e os adolescentes e podem ser causadas por infecções, processos alérgicos, problemas pulmonares, dentre outros.

Diversas patologias como a asma, bronquiolite viral aguda, síndrome do bebê chiador, tosse crônica, rinite alérgica, pneumonias, tuberculose pulmonar, displasia broncopulmonar, bronquiectasias, fibrose cística e bronquiolite obliterante, devem ser avaliadas e seguidas pelo pneumologista pediátrico. Este especialista também é capacitado a realizar e avaliar testes de função pulmonar, como a espirometria, importantes para diagnóstico e seguimento das doenças respiratórias.